terça-feira, 17 de março de 2009

O PREÇO DA FALTA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PODE SER ALTO 



A falta de uma Educação Financeira pode levar a uma vida de oscilações econômicas, com graves conseqüências emocionais.
Pesquisas revelam que cerca de 50% dos casais no Brasil se separam devido a divergências em relação ao dinheiro, o que causa traumas psicológicos em todos os membros da família, principalmente nas crianças. O fenômeno também registrado em outros países em porcentagens semelhantes.


Problemas emocionais também são comuns entre pessoas de 60 a 65 anos, idade em que iniciam a aposentadoria. Nessa fase, o aposentado começa a depender do governo, porque deixou de cuidar de uma previdência, e a passar dificuldades e, em muitos casos, tem que viver à custa da família, com toda a carga psicológica da situação


SEGUEM ALGUMAS DICAS PARA SE LIVRAR DAS DÍVIDAS

Depois de listar todas as dívidas, coloque-as em ordem decrescente, da mais cara para a mais barata. As mais caras são as que você deve atacar primeiro, e não o contrário.

O ideal é que você reserve de 20% a, no máximo, 30% de sua renda mensal para o pagamento de dívidas. Mais que isso é candidatar-se a ter problemas no futuro, porque você não conseguirá manter por muito tempo a disciplina dos pagamentos mensais.



Outra providência importante é fazer um orçamento. De novo, faça uma lista.

Coloque seu salário e outras fontes de renda que tiver, no lado esquerdo, e todas as suas despesas mensais no lado direito.


Esqueça suas dívidas nesse momento. Deixe de fora até as prestações que você assumiu. Agora, subtraindo o total das despesas do total das receitas, veja quanto sobrou. Esse é o dinheiro que você tem para pagar todo mês suas dívidas.

Não se preocupe com o tempo que você vai levar para quitar suas dívidas. O fundamental é interromper o processo de endividamento e começar a liquidar seus "papagaios". Quem não deve, você sabe, vive melhor.



Se você tem um bem, poderá vender. Um carro, por exemplo. Além da economia com seguro e taxas como IPVA, você pode abater uma parte de sua dívida.


Vale citar que a venda de algum bem pode ajudar nesse processo (carro, além do $$ há a economia do IPVA, seguro, etc.)




INFORMAÇÕES PESQUISADAS http://www.serasa.com/ / www.bovespa.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário