quarta-feira, 27 de maio de 2009

A SITUAÇÃO APERTOU? VEJA O QUE PAGAR PRIMEIRO


SEM DÚVIDA O MELHOR É SEMPRE PAGAR EM DIA; MAS, QUANDO ISTO NÃO É POSSÍVEL, É PRECISO PRIORIZAR AS DÍVIDAS PARA EVITAR PROBLEMAS MAIORES EM SEU ORÇAMENTO.


Viver endividado não é nada fácil. Imagine a angústia de ter o nome na lista dos inadimplentes e dormir sabendo que quitar as dívidas se tornou uma tarefa praticamente impossível!
Em alguns casos, as pessoas acabam emocionalmente abaladas ao perder o controle de sua vida pessoal. Existem várias razões que podem levar uma pessoa a enfrentar dificuldades financeiras e se endividar. Contudo, é preciso entender se estamos falando de uma situação temporária, ou não.


SITUAÇÃO TEMPORÁRIA OU NÃO?


Muitas vezes basta um evento extraordinário para que você perca o controle financeiro da sua vida. Nesse tipo de situação, nossa recomendação é que você se esforce ao máximo, cortando todos os gastos que puder, de forma a sair rápido desta situação.
Em nossa análise estamos considerando que a situação de endividamento é temporária, e que pode ser resolvida em alguns meses. Essa consideração é importante, pois não considere apenas o patamar de juros cobrado, mas também outros aspectos de riscos envolvidos no atraso do pagamento dos encargos de uma determinada dívida.
Por outro lado, em uma situação de endividamento crônico, mais do que priorizar pagamentos é preciso rever de forma significativa não só o seu padrão de gastos, como identificar fontes alternativas de renda para reduzir ao máximo o déficit no orçamento, assim como procurar ajuda especializada.


ENTENDER OS RISCOS É PRIMEIRO PASSO.


Quais os riscos que você corre ao atrasar o pagamento de uma dívida? O primeiro deles é ser considerado inadimplente e ter seu nome incluído no cadastro de maus pagadores do Banco Central, o que pode lhe causar muita dor de cabeça no dia a dia. E, o segundo, igualmente importante, é o custo que essa decisão acarreta!É frente a esses riscos que você deve priorizar quais dívidas deve pagar primeiro quando a sua situação financeira apertar.
Assim, é preciso analisar com calma as condições previstas nos financiamentos que você levantou, para só então tomar uma decisão quanto ao que priorizar. Vale destacar que a idéia aqui não é de, em absoluto, advogar que você não pague as suas prestações, mas sim entender quais as conseqüências em caso de atraso das principais modalidades de crédito existentes. Além disso, é preciso entender o saldo devedor em cada caso, assim como, o prazo durante o qual a dívida será atrasada.


Informações pesquisadas site info Money

Um comentário:

  1. Amigo, já estive nessa...
    Um amigo meu dizia, que primeiro ele paga "as pessoas" , tipo, o cara da mercearia,o mecânico, etc....depois os bancos, o cartão...
    Pode ser uma...

    ResponderExcluir