sexta-feira, 18 de junho de 2010

Coreógrafo da Globo, Fly também é consultor financeiro

O coreógrafo Fly é também  consultor financeiro, e atende pelo nome Vagner Meneses Pereira / Foto:  Luis Alvarenga

Você aceitaria consultoria financeira de um sujeito chamado Fly? E se eu contasse que se trata da mesma pessoa que tem na carteira de identidade o pomposo nome Vagner Meneses Pereira? Pouca gente sabe, mas o coreógrafo da Globo, de 38 anos, que surgiu do grupo You Can Dance e ficou conhecido nos programas da Xuxa — e, agora, no “Caldeirão do Huck” — é um craque quando o assunto dinheiro.
— Desde pequeno eu me ligo nisso. Com 14 anos, já ralava para “levantar um pepeco”. Vendia ferro-velho e os produtos do catálogo Hermes, carregava entulho, encerava o chão das donas de casa... Nunca tive medo de trabalho — conta Fly, nascido em Nilópolis, na Baixada, e criado nas mediações da Mangueira, em São Cristóvão.
O interesse por administrar bem as finanças se consolidou quando ele cursou a faculdade de marketing.
— Tinha uma matéria que falava sobre isso e eu não entendia nada. Pedi uma ajuda ao professor, porque eu poderia perder a bolsa de estudos se repetisse, mas ele me negou. Corri atrás sozinho — conta ele.
Fly assistiu à palestra de Robert Kiyosaki, autor do livro “Pai rico, pai pobre”, leu “O homem mais rico da Babilônia”, fez cursos na Bovespa e seguiu adquirindo conhecimento. Até que, de camaradagem, começou a bolar e-mails com dicas de investimento, com direito a desenhos explicativos e tudo mais, e passou a enviá-los para amigos, numa rede que chamou de Flynvest.
— Mandava todos os dias, e ninguém me dava retorno. Aí me cansei e parei com a brincadeira. Todo mundo reclamou — lembra.
Desde 2008, Vagner Meneses Pereira ministra aulas de educação financeira em empresas. E até no Projac.
— Já aconselhei muito artista perdido e gastador. Mas lidar com dinheiro é muito mais fácil do que se imagina. Você não precisa entender de Taxa Selic, inflação, bolsa de valor. É só não gastar mais do que ganha — simplifica ele, revelando que investe em ações, imóveis, poupança, previdência...: — Já estou poupando para a festa de 15 anos e para a faculdade da minha filha, que tem 9 meses de idade.
Com mania de ir ao banco todo dia, Fly conta que aconselhar financeiramente, e de graça, na internet (www.saidoburaco.com.br e flynveste.blogspot.com) é um prazer.
— Todo mês, quando meu inquilino deposita o aluguel, ligo para agradecer. Eu também já passei por isso — conta.

O coreógrafo Fly é também consultor  financeiro, e atende pelo nome Vagner Meneses Pereira / Foto: Luis  Alvarenga

DICAS DE QUEM ENTENDE

Pague suas dívidas
"Está endividado? Então, pare já de gastar! Coloque todas as suas dívidas no papel e trate de pagá-las".

Não seja negativo
"Pare de reclamar do seu emprego! Se não está satisfeito, converse com o seu chefe. Antes de pedir demissão, pense bem não só no salário que você tem certo todo mês, mas em todos os benefícios que a empresa lhe proporciona".

Poupe
"Guarde pelo menos 10% do que você ganha todo mês. No fim de um ano, se acontecer algum imprevisto financeiro, você vai estar apto a resolvê-lo".

Bons investimentos
"Só faça dívidas se elas valerem a pena, se forem um bom investimento. Lembre-se: imóveis foram feitos para serem comprados, não para serem vendidos".

Drama partilhado
"Partilhe o drama de sua dívida com a família. Metade das separações de casal acontece por causa de dinheiro".

Educação na medida
"Só matricule seu filho numa escola que você possa pagar. Ser melhor ou pior educado só depende dele".

Longe dos cartões
"Se não sabe se controlar, não tenha cartões de crédito".

Controle impulsos
"Não compre por impulso. Se foi ao shopping atrás de uma caneta, saia de lá somente com essa caneta".

Desconto sempre
"Se pagar à vista, sempre peça desconto. No mínimo, 10%".


Editor: Hérica Marmo - herica@extra.inf.br